IMPORTÂNCIA E CURIOSIDADES SOBRE A RECICLAGEM
01/09/2016 - IMPORTÂNCIA E CURIOSIDADES SOBRE A RECICLAGEM

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

Para que possamos proteger nosso meio ambiente é necessário começar com pequenas ações diárias, isso faz a diferença.

A importância da reciclagem é a diminuição do impacto ambiental:

*Reduzindo à remoção de materiais da natureza, criando uma moderação de água e energia a utilização inadequada do lixo. Fica mais obvio os benefícios da separação do lixo doméstico. Diminuindo os lixões e aterros sanitários, chegando somente o que não é reaproveitado, pode ser reutilizados em casa grade parte dos resíduos sólidos produzidos. Para os catadores é um meio de receber uma renda.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000 feito pelo IBGE, houve progresso no destino final do lixo nos últimos anos, diminuindo a atuação dos lixões. Em meados de 2000, todo o lixo gerado no Brasil chegava a 125.281 toneladas, sendo que 47,1% eram destinados a aterros sanitários, 22,3 % a aterros controlados e apenas 30,5 % a lixões. Ou seja, mais de 69 % de todo o lixo coletado no Brasil estaria tendo um destino final adequado, em aterros sanitários e/ou controlados. Porem, em número de municípios, o resultado não é tão favorável: 63,6 % utilizavam lixões e 32,2 %, aterros adequados (13,8 % sanitários, 18,4 % aterros controlados), sendo que 5% não informaram para onde vão seus resíduos. Em 1989, a PNSB mostrava que o percentual de municípios que vazavam seus resíduos de forma adequada era de apenas 10,7 %.

A pesquisa revela o número de lixo coletado diariamente: nas cidades com até 200.000 habitantes, são recolhidos de 450 a 700 gramas por habitante; nas cidades com mais de 200 mil habitantes, essa quantidade aumenta para a faixa entre 800 e 1.200 gramas por habitante. A PNSB 2000 comunica que na época eram coletadas 125.281 toneladas de lixo domestico, diariamente, em todos os municípios brasileiros.

*Colaboradora Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000

CURIOSIDADES SOBRE A RECICLAGEM:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1 kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.

 *Colaboradora Rafaela Ribeiro Ministério do Maio Ambiente


Veja também:

Esteiras transportadoras para triagem e reciclagem.